domingo, 29 de novembro de 2009

Elementos de Educação Ambiental

O Parque Estadual da Serra do Rola Moça forneceu muitos elementos para a educação ambiental dos alunos do curso de Psicologia.



A foto ao lado foi tirada no Bairro Jardim Canadá, por Glauber Cavalcante, e retrata como a plantação de eucaliptos funciona como uma espécie de "cortina verde" entre a comunidade e a ação das mineradoras. Cria-se, assim, a ilusão de uma compensação ambiental através do reflorestamento.

Caminhada ecológica

O sol escaldante não impediu que a caminhada de 12 km fosse feita, mas não faltou também quem quisesse "matar" o professor.

Caminhada na Serra do Rola Moça

Na manhã do dia 22 de novembro, domingo, promovemos uma caminhada no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, com a participação de alunos da FEAD, da PUC Coração Eucarístico e da PUC Betim.
As fotos abaixo são de Noeme Barbosa (FEAD) e retratam a vegetação local.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Observação de Astros

Os alunos do Grupo de Estudos em Psicologia Socioambiental se animaram a observar os astros em evento promovido na Serra do Rola Moça, no dia 29 de outubro. Infelizmente, o mau tempo prejudicou a observação direta e eles tiveram que se contentar em saber mais sobre os astros através do "power point". Na foto, os alunos estão ao lado do astrônomo Leonardo, responsável pelo Astrocultura.

domingo, 18 de outubro de 2009

Seminário do Grupo de Estudos

A constituição de um grupo de estudos pode ser um passo importante para ampliar um campo de pesquisa na PUC-Minas. É com essa convicção que se realizou o I Seminário do Grupo de Estudos em Psicologia Socioambiental do Núcleo de Estudos em Psicologia e Processos Sociais (NEPPSO), na unidade Betim, no dia 17 de outubro, sábado. Na ocasião, foram expostos alguns estudos que têm sido feitos no Parque Estadual da Serra do Rola Moça. Christina fez uma exposição sobre compensação ambiental e unidades de conservação. José Luiz e Marcella apresentaram duas pesquisas de percepção ambiental já realizadas no PESRM. Breno e Erilda falaram sobre o projeto "Oferenda Sustentável". No final do encontro, foram levantadas diversas idéias para a continuidade dos trabalhos do Grupo.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Grupo de Trabalho no CRP

No dia 8 de outubro, uma reunião marcou o início da constituição de um Grupo de Trabalho (GT) sobre Psicologia Socioambiental no Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais. A reunião contou com a presença do presidente do CRP, psicólogo Rogério de Oliveira, do Prof. Éser Pacheco e de três alunos da FEAD que se dispuseram a trabalhar no projeto: Marconi, Marlete e Lúcia (que não apareceu na foto). Uma nova reunião deve acontecer no dia 22, às 13 horas, para formular a proposta que será apresentada ao plenário do CRP.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Workshop de Pesquisa


Um workshop de pesquisa foi realizado no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, na quarta-feira, dia 9 de setembro. Pesquisadores da PUC-Minas, da UFMG e de outras comunidades científicas discutiram com técnicos do Instituto Estadual de Florestas prioridades e encaminhamentos para pesquisas naquela unidade de conservação. Éser, Breno e José Luiz representaram a Psicologia Socioambiental naquele evento, onde a grande maioria era procedente das ciências biológicas.


quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Reconhecimento do campo

No dia 28 de agosto, sexta-feira, fizemos o reconhecimento de nosso campo de trabalho no Parque Estadual do Rola Moça. Christiane (PUC Coração Eucarístico), Erilda e Breno (PUC Betim) foram os alunos que me acompanharam nessa atividade, que teve início com uma palestra do Sr. Alan (Coordenador de Educação Ambiental do Parque) e terminou com uma visita a diversos pontos daquela unidade de conservação. Durante a visita, encontramos, nas imediações do Parque um dos sinais da manifestação religiosa que será objeto de nossa investigação e intervenção: uma galinha queimada (foto).

domingo, 23 de agosto de 2009

O profissional do futuro é verde


Saiu no “Estado de Minas” deste domingo, dia 23: as carreiras que tendem a se fortalecer no futuro são aquelas ligadas ao meio ambiente. Um estudo realizado pela Fundação Instituto de Administração, de São Paulo, aponta que a profissão que tem mais chance de crescer nos próximos anos é a de gerente de ecorrelações, um profissional que vai se comunicar e trabalhar com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para desenvolver e maximizar programas ecológicos.
O jornal afirma que, “independente do curso de graduação, os ditos profissionais verdes carregam a importante missão de nortear o conceito de sustentabilidade pelo equilíbrio entre os resultados econômicos, sociais e ambientais. Cada vez mais, portanto, têm de entender a empresa no seu contexto, levar em conta seus vários grupos de relacionamento e as demandas de cada um deles”.
Para Renata Spers, coordenadora do estudo, “os profissionais estratégicos têm que ser capazes de promover o diálogo entre todos os públicos, traduzindo e adequando as demandas de cada um para o negócio da organização”.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Marina Silva Presidenta!!

A senadora Marina Silva (AC) confirmou nesta quarta-feira, dia 19, seu desligamento do Partido dos Trabalhadores (PT), legenda à qual é filiada há cerca de 30 anos. Marina Silva foi convidada pelo PV a se filiar à sigla, com a possibilidade de ser candidata à presidência da República em 2010. Entretanto, a senadora disse que somente agora começará as conversações com a direção do PV e este ainda não é o anúncio de sua filiação a outro partido."Não seria ético, não seria justo conversar com outros partidos antes de me desfiliar do PT. Agora vou estar em conversação com o PV, obviamente respeitando o calendário eleitoral", afirmou. Segundo a Justiça Eleitoral, para concorrer às próximas eleições as filiações partidárias devem ocorrer até o início de outubro.
Marina Silva comparou sua saída do PT a um episódio de sua vida quando, aos 16 anos, saiu de casa, no seringal Bagaço, com o objetivo de cuidar da saúde e estudar para realizar o sonho de ser freira. "Foi uma decisão difícil. Vocês não podem imaginar o que era para uma adolescente analfabeta ir para uma cidade que não conhecia", disse. "O fato de sair de casa não significa que estamos rompendo laços com aquelas pessoas com as quais convivemos há tanto tempo", completou ela, em referência aos colegas do PT.A senadora informou ainda que enviou uma carta ao presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), comunicando sua decisão, mas afirmou que não conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos últimos 15 dias, quando começou a articular sua saída da legenda. Sobre as negociações com o PV, Marina justificou: "Não se trata mais de ficar fazendo embate dentro do partido. Trata-se agora de fazer um encontro com todos aqueles que sonham com a luta socioambiental brasileira.
(Fonte: Portal Uai).

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Reuniões do Oferenda Sustentável

O Projeto Oferenda Sustentável trabalha com alunos e alunas da PUC Betim e PUC Coração Eucarístico. Abaixo, uma reunião de estudo sobre cultos afro-brasileiros com a contribuição de Frei Célio Garcia e Babalorixá Egbon Euler Ribeiro.

Projeto Oferenda Sustentável

Este projeto visa investigar as significações e valores envolvidos na prática de oferendas de cultos afro-brasileiros, na comunidade do entorno do Parque Estadual do Rola Moça, na região metropolitana de Belo Horizonte. Em especial, pretende-se investigar a significação do simbolismo da vela e a possibilidade de sua substituição ou utilização de forma sustentável. A pesquisa se insere no campo da Psicologia Socioambiental e utiliza uma metodologia fenomenológica, que busca a explicitação dos significados que constituem uma certa forma de estar em relação com o ambiente. Pretende-se, como resultado do projeto, alcançar uma compreensão detalhada dos elementos presentes nas oferendas dos cultos afro-brasileiros, de forma a subsidiar a busca de alternativas de expressão religiosa não agressivas ao meio ambiente.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Primeira turma de Psicologia Sócio-Ambiental

Que eu saiba, a FEAD é a única faculdade de Psicologia, em Minas Gerais, que tem a disciplina Psicologia Sócio-Ambiental no currículo obrigatório. As fotos abaixo são da primeira turma dessa disciplina, do turno da manhã. São alunos e alunas do 7o. período (2009), em uma atividade em Catas Altas (MG):




Um pouco da história dos nossos projetos

Primeira turma de alunos do estágio em Psicologia Ambiental na Newton Paiva (2005):
Alunos da Psicologia e da Geografia, no Projeto de Congonhas (2007):